As mídias sociais em benefício das empresas
O mercado exige profissionalismo nas redes sociais.
por Leandra Francischett
Chega de amadorismo.
A blogueira Renata Braga Artacho, que trabalha com moda há quase 30 anos,
esteve em Beltrão esta semana para assessorar empresas do vestuário,
a convite do Sebrae e Sinvespar. Ela é pesquisadora e consultora em redes sociais,
moda, varejo e marketing, além de atuar como instrutora do Senac de Curitiba.
Em seu currículo, trabalhos de gerenciamento de produtos e planejamento na C&A,
M Officer e Lojas Schooner.
A blogueira Renata Braga Artacho, que trabalha com moda há quase 30 anos,
esteve em Beltrão esta semana para assessorar empresas do vestuário,
a convite do Sebrae e Sinvespar. Ela é pesquisadora e consultora em redes sociais,
moda, varejo e marketing, além de atuar como instrutora do Senac de Curitiba.
Em seu currículo, trabalhos de gerenciamento de produtos e planejamento na C&A,
M Officer e Lojas Schooner.
Renata, sócia-proprietária da RBA Consulting Brasil e consultora de imagem, destaca que o mercado exige profissionalismo nas redes sociais. Blogs e Facebook, por exemplo, devem ser coordenados por pessoas qualificadas, para evitar que assuntos de interesse da empresa se confundam com questões pessoais de quem posta tais informações.
Quanto à produção de moda no Paraná, ela destaca que há um crescimento
nas regiões mais fortes, mesmo com o advento "produtos do Oriente",
o que inclui o Sudoeste.
Para se sobressair diante da concorrência, principalmente com a China,
é preciso apresentar algum diferencial.
nas regiões mais fortes, mesmo com o advento "produtos do Oriente",
o que inclui o Sudoeste.
Para se sobressair diante da concorrência, principalmente com a China,
é preciso apresentar algum diferencial.
Identidade
Outra preocupação das marcas é criar uma identidade de moda.
"Em cada Estado percebemos as diferenças pelo estilo de vida das pessoas,
lugares de praias, lugares mais urbanos. O comportamento do consumidor
e seu estilo de vestir mudam.
As marcas locais acompanham isso. Já marcas com lojas de rede, como os magazines,
fazem produtos mais abrangentes em suas coleções."
"Em cada Estado percebemos as diferenças pelo estilo de vida das pessoas,
lugares de praias, lugares mais urbanos. O comportamento do consumidor
e seu estilo de vestir mudam.
As marcas locais acompanham isso. Já marcas com lojas de rede, como os magazines,
fazem produtos mais abrangentes em suas coleções."
Outro fator relevante é a comunicação visual da marca e da empresa,
que inclui a apresentação e posicionamento dos funcionários.
O uso de uniformes contribui para isso. Entre os erros ou "pecados"
da comunicação visual estão os exageros, a falta de originalidade
e a cópia de produtos que não têm a cara da marca.
que inclui a apresentação e posicionamento dos funcionários.
O uso de uniformes contribui para isso. Entre os erros ou "pecados"
da comunicação visual estão os exageros, a falta de originalidade
e a cópia de produtos que não têm a cara da marca.
O período atual é de preparação para Copa do Mundo,
o que exige investimento em criação. Conforme Renata,
o Brasil é muito mais que verde e amarelo.
"Vemos exemplos maravilhosos em coleções, tais como as do Ronaldo Fraga,
que recupera o uso de fuxicos, crochês, sementes da nossa rica
fauna e tudo com muito bom gosto. Sem exagerar." Mais informações em
rbaconsulting fashionblog.blogspot.com
o que exige investimento em criação. Conforme Renata,
o Brasil é muito mais que verde e amarelo.
"Vemos exemplos maravilhosos em coleções, tais como as do Ronaldo Fraga,
que recupera o uso de fuxicos, crochês, sementes da nossa rica
fauna e tudo com muito bom gosto. Sem exagerar." Mais informações em
rbaconsulting fashionblog.blogspot.com
Casulo Design
Renata é a primeira entrevistada do projeto Casulo Design - Promoda 2015,
do Sebrae, em parceria com o Sinvespar, que em breve será divulgado na internet,
com produção de Gilberto Chaves, da Criativa. O Promoda Sudoeste 2015
surgiu com o objetivo de contribuir com o Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste,
através de ações voltadas para a divulgação da cultura de mercado,
inserção de tecnologias, melhoria na agregação de valor dos produtos e
a expansão setorial. Nesse contexto, o blog Moda Sudoeste Casulo Design,
lançado início deste mês, funcionará como mais uma ferramenta
de acesso a tais informações, sob a organização das estilistas Emanuele de Faveri
e Giovana Baggio.
do Sebrae, em parceria com o Sinvespar, que em breve será divulgado na internet,
com produção de Gilberto Chaves, da Criativa. O Promoda Sudoeste 2015
surgiu com o objetivo de contribuir com o Arranjo Produtivo Local Moda Sudoeste,
através de ações voltadas para a divulgação da cultura de mercado,
inserção de tecnologias, melhoria na agregação de valor dos produtos e
a expansão setorial. Nesse contexto, o blog Moda Sudoeste Casulo Design,
lançado início deste mês, funcionará como mais uma ferramenta
de acesso a tais informações, sob a organização das estilistas Emanuele de Faveri
e Giovana Baggio.
Confira em modasudoeste casulo.blogspot. com.br/
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