"Moda é um Estado de Espírito...só tem que ter

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sexta-feira, 19 de junho de 2009

Inditex resiste à crise (donos da Zara )

Apesar de apresentar uma quebra de 15% nos resultados líquidos, o maior varejista europeu de moda continua registrando um crescimento no volume de vendas comparado com os concorrentes

O maior varejista europeu de moda surpreendeu positivamente o mercado esta semana, ao anunciar que as suas vendas continuam apresentando um ritmo de crescimento superior à concorrência, apesar da queda de 15% nos resultados líquidos registrada no primeiro trimestre. «A Inditex continua ganhando quota de mercado globalmente» afirmou Pablo Isla, CEO do grupo espanhol.

As vendas da empresa cresceram 9% no período compreendido entre 1º de Maio e 7 de Junho, após terem registrado um crescimento de 8% no primeiro trimestre de 2009, para os 2,3 milhões de euros. «Estes resultados estão um pouco acima dos registrados no primeiro trimestre, o que nos dá garantias que a situação não vai piorar, podendo mesmo ser considerados como uma boa notícia», explica Anne Critchlow, analista da Societé Generale.

No seu mercado nacional, onde a Inditex efetua cerca de um terço das vendas, o volume de negócios sofreu uma contração de 7,5%. Este valor, a 17ª queda consecutiva mensal, denota bem o nível da recessão econômica registrada na Espanha. Isla recusou-se a comentar o desempenho da empresa no mercado espanhol, revelando todavia que será divulgada uma análise dos vários mercados da empresa em Setembro.

A proprietária da rede Zara apresenta, contudo, bons resultados quando comparada com os seus competidores diretos, apesar da recessão mundial e da cautela dos consumidores. Estes bons resultados vêm da estratégia da empresa, que se focaliza na oferta de coleções de moda atual a preços acessíveis.

A H&M e a Gap, os dois principais rivais da Inditex, reportaram quedas similares nos seus resultados líquidos do primeiro trimestre. Em Maio, a H&M anunciou que as vendas comparáveis de Abril tinham crescido 8%. A primeira alta desde Julho de 2008. A americana Gap por sua vez, anunciou que as vendas comparáveis tinham caído 12% durante o primeiro trimestre.

A Inditex não fornece dados sobre vendas comparáveis - que excluem as receitas provenientes do seu agressivo plano de expansão - mas, segundo os analistas, estas devem ter sofrido um decréscimo situado entre 1% e 4%.

Segundo Isla, o ritmo programado de aberturas, particularmente para os mercados emergentes na Europa e na Ásia, vai continuar de acordo com os planos da empresa. A Inditex prevê inaugurar de 370 a 450 lojas ainda este ano, contra as 573 aberturas realizadas em 2008. No primeiro semestre, a empresa espanhola abriu 95 novas lojas em 28 países, elevando o número para um total de 4.359 lojas distribuídas por 73 países. «Continua em nossos planos a expansão da Zara na Coréia do Sul», afirmou o CEO da Inditex após a abertura da primeira loja da marca neste país asiático durante o primeiro trimestre.

Paralelamente, a empresa espanhola pretende continuar a sua expansão no mercado americano, além da Costa Leste, Los Angeles, São Francisco e Flórida. A Zara já abriu três pontos de vendas na 5ª Avenida, em Nova York. Esta marca da Inditex realizou também a sua estreia no Egito, precisamente no Cairo, depois das aberturas, no início do corrente ano, da Bershka, Pull & Bear e Massimo Dutti, outras marcas do grupo. O plano de expansão da Inditex no primeiro trimestre abrangeu ainda a sua mais nova rede de moda, a Uterque, que se instalou em novos mercados como Bélgica, Kuwait (no Oriente Médio) e Catar (na Península Arábica).
FONTE: Portugal Têxtil

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